Salvador Bendito

 E disse-lhe Jesus: hoje veio salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Lucas 19.9.

Zaqueu era chefe dos publicanos e um rico coletor de impostos que desfrutava de bom prestígio diante das autoridades. Ele morava numa boa casa e aparentemente tinha tudo o que necessitava. 

Mas o desassossego habitava em seu coração. Quando se retirava para o seu quarto e deitava em sua cama os pensamentos de rejeição e condenação lhe vinham na mente. No seu trabalho era obrigado a cobrar os impostos dos seus irmãos judeus, o que gerava indignação e revolta na sua família e entre seus compatriotas. Algumas famílias não teriam o que comer naquele dia, mas ele era obrigado pelo império romano a mandar recolher os tributos e entregá-los aos superiores, por tudo isso andava triste e sem paz.

Um dia porém, ele soube que Jesus estava passando por alí, Zaqueu, sendo de baixa estatura, subiu em um sicomoro para ver Jesus, mas para sua surpresa, foi Jesus quem viu Zaqueu e disse: desse depressa daí porque hoje vou pousar em sua casa.

Zaqueu que era criticado pelos seus familiares e rejeitado pela sua comunidade, agora foi alcançado pelo olhar amoroso de Deus. Aquelas palavras de Jesus entraram como uma espada aguda em seu coração, trouxeram cura para a sua alma e refrigério para o seu espírito.

Zaqueu abriu a porta da sua casa para Jesus entrar, abriu a porta do seu coração para o amor de Deus lhe curar e abriu os seus cofres para ajudar os pobres e os necessitados.

Zaqueu agora, percebe que não precisa mais se agarrar nas riquezas deste mundo para se sentir seguro, agora ele tem a presença de Deus.

A esperança voltou em seu coração, a harmonia voltou naquela família e a amizade retornou naquela comunidade.

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19.10.